top of page

ESTUDO DA SEMANA

Mateus 6:33, Provérbios 3:9-10

Introdução

A palavra do Senhor nos ensina nestes versículos de Mateus  capitulo 6 que devemos buscar o Senhor em primeiro lugar em nossas vidas. Este é um princípio de honra. Honrar a Deus sobre tudo e todas as coisas. Buscar em primeiro, ou seja, o Senhor colocado em primeiro lugar, minha gratidão ao Senhor como primícias. Aqui está um roteiro de estudo que nos ajudará a entender e honrar ao Senhor colocando-o no seu devido lugar em nossas vidas:

  • Dentre tudo que existe Deus é primeiro;

  • Devo decidir quem vai estar no trono, Adão escolheu o poder, muitos de nós estamos dando prioridade a outras coisas em primeiro lugar;

  • Caim e Abel - primeira vez que as primícias foram mencionadas Gn 4:3-4, Caim resolveu honrar a Deus após alguns dias, mas Abel o honrou com as primícias de suas ovelhas. Eis ai a diferença em colocar Deus em primeiro.

  • Não e puxa-saquismo. Devemos honrar a Deus honrando suas autoridades colocadas sobre nós.

  • Deus não deixa de ser Deus por que eu decidi não honra-lo;

  • Honramos a Deus quando valorizamos seus ensinos e sua palavra; e o desonramos quando não a levamos a sério ou desconfiamos de suas promessas. Muitos não conseguem reconhecer as autoridades a sua frente. O próprio Jesus foi desonrado em sua terra, isso amarrou o poder de Deus  e o agir através de Cristo naquela terra. Marcos 6: 2-5

  • Mt 10:41-42 diz que quem recebe um profeta em qualidade de profeta recebe galardão de profeta, e justo...... A colheita é proporcional, existe um propósito na honra que oferecemos aos outros.

  • Quando não honramos as autoridades, Satanás tem legalidade de nos acusar e impedir o agir de Deus em nós. Devemos olhar além dos olhos físicos e ver em nossos chefes, líderes, esposos, pastores e governos a autoridade espiritual que está por trás daquela pessoa e assim impedir a influência do maligno em acusar-nos diante do Rei. Ester 1:13-22

  • Todo tipo de desobediência  é rebelião, inclusive o não entregar a Deus o seu devido direito nas suas ofertas e dízimos. Isso é duvidar de sua promessa de prosperidade.

  • Deus valoriza a primícias a ponto de fazer seu filho a primícias dos que dormem. 1 Coríntios 15:20-23. Ele é a primícia verdadeira. Hebreus 1:18

  • Deus confiou que ao entregar seu filho como oferta de sacrifício e ressuscita-lo como oferta de primícias você seria o próximo a ser santificado.Em Romanos 11:16 diz se as primícias são santas toda a massa é santa, se a raiz é santa todos os ramos são santos.

  • Então o propósito das primícias é abençoar o que virá depois e te fazer prosperar.

  • A primícia e o dizimo não são a mesma coisa como alguns mencionam, pois os dois são entregues juntos em várias passagens bíblicas como coisas separadas, cada um tem sua função. Neemias 12:44.

  • O homem cheio de amor e gratidão a deus entrega suas ofertas antes mesmo de um convite; era assim na igreja primitiva quando traziam aos pés dos apóstolos e aos que serviam no templo.  Atos 4:32-35

  • A palavra de prosperidade irá se cumprir na vida daquele que honrar a Deus com suas primícias. Ez 44:30, Pv 3:9-10

  • Sua semente prosperará e você receberá a colheita segundo sua semente. Espiritual, social e financeira. Creia e honre a Deus e comece a semear.

Texto baseado no Livro de Ester :

A história de Ester mostra que se esta personagem não tivesse existido, o povo Hebreu, muito provavelmente, teria sido completamente aniquilado antes mesmo da chegada do Messias e por consequência,  a história do mundo seria outra.

Felizmente, a soberania divina e a disposição de uma mulher judia uniram-se para mudar o destino de uma nação inteira”. Deus tem propósitos na sua vida também.

"Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei". Ester 4:16

Porque o Jejum de Ester

-É um jejum de mudança de sorte.

-É um jejum que trará o favor do Rei dos reis.

-Enfim, é um jejum que tirará todos os impedimentos de suas promessas, te habilitará e que te constituirá para o Reino.

Orientações sobre a campanha

Você deverá jejuar em uma refeição a sua escolha: café, almoço ou jantar e se conectar em espírito no durante o Jejum.

Durante os dias da campanha faremos uma oferta de sacrifício de louvor a Deus. Sei que passamos por várias situações que nos levam a reclamar e a murmurar. O pensamento de murmuração pode até surgir em nossa mente, mas ao abrirmos nossa boca só sairá palavras de louvor a Deus, palavras de Adoração, Gratidão. Ex: Louvado seja Deus, Glória a Deus por esta situação, Aleluia Senhor, Graças a Deus, Dai Graça Senhor, Louvado seja Pai, Obrigada Senhor que a prova vai passar, obrigada Senhor pelo dia de Hoje, obrigada porque do Senhor é o meu sustento.

Enfim, vamos evitar falar palavras de murmuração e nos concentrar em falar palavras de gratidão. Para as pessoas que por motivo de saúde não puderem jejuar façam um jejum parcial abstendo-se de alimentos como: carne vermelha, guloseimas, refrigerantes, e todo o tipo de gostosuras.

Quem pratica esportes, academia não fazer exercícios físicos em jejum, jejue após a prática dos exercícios. Se organize e veja o horário da prática do exercício e o horário em que você vai jejuar.

Todos os dias tomaremos as seguintes atitudes:

- Meditaremos numa passagem previamente orientada da Palavra de Deus, sempre ligada ao tema.

- Será feita uma Oração Profética a cada dia. Essa oração também será orientada.

A campanha terá início no dia 20 de janeiro e encerramento 03 de março em comemoração da Festa de Purim.

Entendendo a história

A Festa de Purim é celebrada todo ano em 14 de Adar. Comemora a salvação do povo judeu na antiga Pérsia da trama de Haman “para destruir, matar e aniquilar todos os judeus, jovens e velhos, crianças e mulheres, num único dia.”

A história resumida:

O império persa do 4º século AEC abrangia mais de 127 países, e todos os judeus eram seus súditos. Quando o Rei Achashverosh mandou executar sua esposa, a Rainha Vashti, por recusar-se a cumprir suas ordens, ele organizou um desfile de beleza para encontrar uma nova rainha. Uma moça judia, Esther, foi a escolhida e tornou-se a nova rainha – embora ela se recusasse a divulgar qual era sua nacionalidade.

Nesse interim, o antissemita Haman foi nomeado primeiro ministro do império. Mordechai, o líder dos judeus (e primo de Esther), desafiou as ordens do rei e se recusou a inclinar-se perante Haman. Haman ficou ofendido e convenceu o rei a emitir um decreto ordenando o extermínio de todos os judeus em 13 de Adar – data escolhida por um sorteio feito por Haman.

Mordechai reuniu todos os judeus, convencendo-os a se arrepender, jejuar e rezar a D'us. Enquanto isso, Esther pediu ao rei e a Haman que fossem com ela a um banquete. Esther revelou ao rei sua identidade judaica. Haman foi enforcado, Mordechai foi nomeado primeiro ministro no lugar dele, e foi emitido um novo decreto – concedendo aos judeus o direito de se defenderem contra seus inimigos.

Em 13 de Adar os judeus se mobilizaram e mataram muitos dos seus inimigos. Em 14 de Adar eles descansaram e celebraram.

Durante os dias 20 de Janeiro à 27 de março iremos meditar no Livro de Ester e não faremos jejum..

Nos 28 de fevereiro à 02 de março realizaremos o Jejum de Ester e encerraremos no dia 03 de março com grande celebração pelo livramento que o Senhor  tem dado a nosso povo (família). Serão Apenas 3 dias de Jejum.

Como realizar a campanha

Todos os dia antes de dormir Ore por Jerusalém. Salmo 122.6

Orem pela paz de Jerusalém: "Vivam em segurança aqueles que te amam.

Orai pela paz de Jerusalém; Gozem de prosperidade os que te amam.

Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.

Orando por Jerusalém:

Pai Nosso, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, em obediência a Tua Palavra, oro pela paz em Jerusalém e na terra de Israel. Abençoe o povo de Israel com Tua promessa de redenção, e os proteja com Teu amor, e a eles renovada esperança pelo dia da salvação.

Guie os líderes e conselheiros de Israel com a luz da Tua verdade. Por causa de Teu nome, peço que lembre-se de Tua promessa e abençoe a terra com paz, e seus habitantes com alegria duradoura!

Declare todos os dias do jejum

Eu declaro que vou viver dias de alegria, de paz, de saúde, de prosperidade, de amor.

Nesses dias, o Senhor mudará a minha sorte e a minha boca se encherá de riso e minha família viverá o melhor de Deus. Em nome de Jesus!

Oração de Concordância para o Jejum de Ester

- Vamos orar todos os dias, concordando com as pessoas que estão participando deste jejum.

 

Senhor nestes dias da consagração de Ester, eu entro em concordância com a oração das minhas irmãs. Ligamos nos céus todos os pedidos de oração colocados diante de Ti por cada uma.

Nós declaramos que confiamos em Ti, e que cada promessa Sua em nossas vidas serão cumpridas. Viveremos dias de alegria, de paz, de prosperidade, de amor, de gozo, de saúde, O Senhor mudará a nossa sorte nestes dias, e viveremos os seus planos para nossa vida.

Tocaremos no cetro de justiça e alcançaremos o favor do Rei em nossas vidas.

A Ti seja a honra, a Glória, o poder e o domínio pelos séculos dos séculos. Em o nome de Jesus.

Amém.

 Autora: Ita Costa, Texto do blog Mulher virtuosa, eu decidi ser. Adaptado para realização da campanha.

.

Tribos da Nação

Projeto para implantação dos trabalhos de jovens até abril 2018

APRESENTAÇÃO​

 

As tribos da Nação é uma estratégia de trabalho para promover o crescimento do Reino de Deus, através de atividades para os jovens da nossa região.

Esse trabalho é baseado nos doze tribos de Israel que são descendentes de Jacó.               

Uma tribo é um grupo de pessoas, composto de certo número de famílias ou clãs, unidos pela raça ou pelos costumes, sob os mesmos líderes.

Portanto as tribos da nação são as doze tribos de Israel RUBÉM, SIMEÃO, JUDÁ, ZEBULON, ISSACAR, DAN, GADE, ASER, NAFITALI, MANASSÉS, EFRAIM E BENJAMIM lideradas por jovens e adolescentes de nossa igreja

Todas as atividades e trabalhos têm como objetivo abençoar as pessoas através do amor de Deus.

Temos encontros semanais para realização de atividades e convivência, assim promovendo um crescimento espiritual individual e coletivo de cada membro e da própria tribo. Fortalecendo os vínculos sociais e espirituais entre si e a comunidade em que  tribo está inserida, levando ao fortalecimento da grande nação do Reino de Deus.

OBJETIVOS REAIS E ESPECÍFICOS

  1. Resgate e auxilio de pessoas em situação de vulnerabilidade Psicossocial, e inserção  das mesmas num contexto de empoderamento, como  sujeito de direitos, levando-as ao conhecimento  de seu valor e do amor de Deus.

  2. Encontros semanais para realização de atividades e convivência, assim promovendo um crescimento espiritual e social do  indivíduo  fortalecendo os vínculos sociais e espirituais entre si e a comunidade em que a tribo está inserida, levando ao fortalecimento da grande nação do Reino de Deus;  

  3. Visitas a entidades assistenciais: Lar de idosos, APAE etc..;

  4. Visitas  e atividades em bairros mais carentes do município;

  5. Realização de teatros e palestras em escolas com temas como: Prevenção da violência familiar, drogadicção e gravidez na adolescência.

ESCOLHA A SUA TRIBO!             

AS 12 TRIBOS - Gênesis 49:1-27 

TRIBO ASER 

Do Inglês antigo recebe o significado "abençoado", afortunado ou feliz". Asher, o filho de Zilpah, foi um dos doze filhos de Jacó e líder de uma das tribos resultado de sua união com Léa. Aser também é o ancestral de uma das 12 tribos de Israel, de mesmo nome.

​TRIBO BENJAMIN

O significado do nome vem do hebraico Benyamin "filho da minha mão direita". Ele foi filho mais jovem de Jacó. Benjamin foi o único irmão por parte de mão de José, que se tronaria mais tarde governador do Egito. Foi da descendência de Benjamin que surgiu o primeiro rei de Israel, Saul. A sua mãe Raquel morreu ao lhe dar à luz em Gen. 35,16-19: "35,16 Depois partiram de Betel; e, faltando ainda um trecho pequeno para chegar a Efrata, Raquel começou a sentir dores de parto,e custou-lhe o das à luz. 17 Quando ela estava nas dores do parto, disse-lhe a parteira: Não temas, pois ainda terás este filho. 18 Então Raquel, ao sair-lhe a alma (porque morreu), chamou ao filho Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamin. 19 Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata (esta é Bete-Leém)". (livro do Gênesis 35. 16-19) O lobo representa Benjamin.

​TRIBO DAN

Dan foi um dos doze filhos de Jacó com sua concubina Bila, e o nome de uma das tribos de Israel. Dan é derivado do hebraico, significa "ele julgou". Dizem que seu simbolo era uma serpente, oque a diferencia das outras tribos de Israel. Visto que este animal é considerado um simbolo do mal na tipologia bíblica, é aparentemente estranho que esteja como estandarte em uma tribo hebraica. Diz antigo adágio popular: A pior cunha é aquela que sai da mesma madeira. Evidentemente a expressão "da mesma madeira" indica uma boa madeira, utilizada para boa construção, e dela é que sai a "pior cunha".

​TRIBO EFRAIM

Efraim foi um dos filhos de José na narrativa bíblica. Nome hebraico significado "frutífero". Juntamente com a Tribo de Manassés, formou a casa de José. Ocupava a área Montanhosa, o que lhe dava proteção, porém também era extremamente fértil, o que lhe trouxe prosperidade, e continha os centros mais antigos da religião Israelita - Shechem e Shiloh. Estes fatores contribuíram para fazer de Efraim a mais dominante das tribos do Reino de Israel, e levou o nome de Efraim a se tornar um sinônimo de todo o reino de Israel.

​TRIBO GADE

Gade vem do hebraico e árabe, significado "feliz afortunado" ou "um soldado, um guerreiro", Osétimo filho que Jacó teve de Zilpa, a serva de Leia e irmão de Aser. Em algumas versões, as palavras: "Vem uma turba e chamou o seu nome Gade" deveriam ser traduzidas por: "Com sorte" (afortunado) e chamou o seu nome Gade. Vem a sorte e chamou o seu nome Gade.

TRIBO ISSACAR

Issacar foi o filho de Jacó e Léia. Foi o líder de uma das doze tribos de Israel. Derivado do hebraico, significa "há uma recompensa". O nono filho de Jacó e o quinto de Léa conforme o livro do Gênesis 30, 17-18.

TRIBO JUDÁ

Judá era o nome de um dos 12 filhos de Jacó, encontramos o relato bíblico de sua vida nas fontes tradicionais do judaísmo. Era o quarto filho de Jacó e de Léa, e o significado de seu nome vem da raiz hebraica, Yahhu Dah, é uma expressão de agradecimento a Deus e significa "louvor". Judá teve participação na trama que visava o desaparecimento de seu meio-irmão mais novo José. ​

TRIBO MANASSÉS

Manassés vem do hebraico. significado "faz esquecer". Manassés foi o filho mais velho de José. Seu irmão era Efraim. Manassés formou também a casa de José.Manassés veio para apagar da memória de José seu passado de sofrimento, humilhação e dor.

​TRIBO NAFTALI

Naftali vem do hebraico com significado "lutar". Na torá, Naftali foi o sexto filho de Jacó, segundo com a sua esposa Bila.

A Tribo de Naftali foi uma das Tribos de Israel. Naftali ocupava o lado oriental da Galileia (logo ao lado ocidental do Mar da Galiléia), nas áreas hoje conhecidas como baixa Galiléia, e Alta Galiléia. e fazia fronteira a oeste com a Tribo de Aser, ao norte a Tribo de Dan, no sul Zebulon e o rio Jordão no leste. Sua cidade principal era Hazor. Nessa região, em torno do Mar da Galiléia, ficava a altamente fértil planície de Genesaré, caracterizada como a ambição da natureza, um paraíso na Terra, [1] e com a porção sul da região atuando como uma passagem natural entre as terras altas de Canaã, muitas estradas principais (como as de Damasco a Tiro e Acre, passavam por ali. [2] A prosperidade que essa situação trouxe é parecido com o profetizado na bênção e Moisés, embora a críticos textuais vejam isso com um caso de predição posterior ao acontecimento, datando o poema para logo após de a tribo já ter se estabelecido na terra.

TRIBO RÚBEN

Como primogênito de Jacó, Rubem gozava naturalmente dos direitos do filho primogênito da família. Como tal, tinha direito de receber duas parcelas dos bens deixados por Jacó, seu pai. A questão, por pouco antes da morte de Jacó, quando ele abençoou seus filhos, era: entraria Rubem no gozo desses direitos de primogênito?

Também, o patriarca Jacó, como cabeça da família, havia atuado como sacerdote de Jeóva pata toda a família e oferecido sacrifícios no altar familiar, bem como tinha liderado em orar e dar instrução religiosa. Como pai, agiria também como governador de toda família e de todos os seus servos, gado e propriedades. Seriam essas responsabilidades repassadas a Rubem? As respostas encontramos em Gn 49:3-4.

"Rubem, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama"

Rubem deveria ter recebido a bênção mais importante porque ele era o primogênito. Porém ele contaminou o leito do seu pai quando ele "dormiu com Bila, concubina de seu pai" (Gn 35:22). Por isso, ele perdeu os direitos de primogênito e sua descendência tornou-se um povo pastor de ovelhas, habitando a leste do Rio Jordão (Nm 32:1-33).

Ruben do hebraico, significa "veja - um filho!" Rubem foi o primeiro filho de Jacó e Léa. Sua mãe era a esposa menos favorecida de Jacó, Léa, que chamou o menino de Ruben porque, segundo ela mesma disse, "Jeová tem olhado para minha miséria, sendo que agora meu esposo começará a amar-me". Sob os olhares favoráveis de Jeová a sua mãe Léa, Ruben e seus cinco irmãos (Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulão) constituíram metade dos cabeças tribais originais de Israel.

  

​TRIBO SIMEÃO

Simeão do hebraico, significado "ouvir". Foi o Segundo filho de Jacó e Lia (Gn 29:33). Nome dado a Segunda tribo de Israel. Simeão é mencionado por diversas vezes em sua posição apropriada, isto é, o segundo lugar, nos capítulos que abordam a organização e arranjo do acampamento de Israel (Nm 1:6, 22-23) "De Simeão, Selumiel, filho de Zurisadai; Dos filhos de Simeão, as suas gerações pelas suas famílias, segundo a casa dos seus pais; os seus contatos, pelo número dos nomes, cabeça por cabeça, todo homem de vinte anos para cima, todos os que podiam sair à guerra. Foram contados deles, da tribo de Simeão".

A Tribo de Simeão, a exemplo de várias outras, não conseguiram capturar todo o território que lhe foi atribuído. Mas que, a despeito disso, a tribo era importante na área sul da terra prometida, isso pode ser demonstrado pelo fato de que um maior número de homens aliou-se a Davi, no início da monarquia, provenientes de Simeão, em um total de 7.100 homens. Simeão foi introduzido dentro do território de Judá, significou que as duas tribos foram-se misturados cada vez mais, e que Judá tornou-se a tribos predominante dentre as duas (Jz 1:3). "Falou o Senhor a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da revelação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, dizendo: Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as casas de suas pais, conforme o número dos nomes de todo homem, cabeça por cabeça; os da idade de vinte anos para cima, isto é, todos os que Israel podem sair à guerra, a esses contareis segundo os seus exércitos, tu e Arão."

"Dos filhos de Simeão, as suas gerações, pelas suas famílias, segundo as casas de seus pais, conforme o número dos nomes, cabeça por cabeça, todo homem de vinte anos para cima, todos os que podiam sair à guerra, os que foram contados deles, da tribo de Simeão, eram cinquenta e nove mil e trezentos." (Nm 1:22-23)

Gn 29:33 "E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Porquanto o SENHOR ouviu que eu era desprezada, e deu-me também este. E chamou-o de Simeão."

TRIBO ZEBULON

Zebulon no hebraico significa "exaltar, honrar", ou "uma casa elevada". Na Torá, Zebulon era o sexto filho de Jacó e Léa. Nada é conhecido, em particular, a respeito de Zebulon.

A Tribo de Zebulon desempenhou um importante papel na história antiga de Israel. No censo das tribos no Deserto do Sinai durante o segundo ano do Êxodo, a tribo de Zebulon contava com 57.400 homens capazes de pegar em armas (Números 1:31). Este exército, sob o comando de Eliabe, filho de Helom, acamparam com os de Judá e de Issacar a leste do Tabernáculo e com eles formaram a linha de frente da marcha (Números 2:3-9). Dentre os espiões enviados por Moisés para avistarem a terra de Canaã, Gadiel, filho de Sodi representou Zebulon (Números 13:10).

Em Shittim, nas terras dos moabitas, depois que 24.000 homens foram mortos por seus crimes, um segundo censo foi realizado; e contava com 60.500 homens prontos para a luta (Números 26:27). Elizatã, filho de Parna foi escolhido para representar Zebulon na divisão da Terra Prometida (Números 34:25).

A tribo parece ter conquistado facilmente a sua porção. Durante o governo de Josué ela não recebe nenhuma menção especial. Enquanto que no governo dos juízes, as suas façanhas foram dignas de nota. No Cântico de Débora, a tribo foi especialmente citada como tendo "oferecido suas vidas para morrer na região de Merom", (Juízes 5:18); e louvados, porque de "Zebulon vieram os comandantes do exército para a luta" (Juízes 5:14).

Fonte: Livro Impactando os Jovens do Brasil - Pastor Flamarion Rolando.

Please reload

CONECTE-SE
LOCALIZAÇÃO

(65) 981487742 - Pastor Genito

 

Rua 48 nº 31 quadra 49 setor 3 - CPA III CUIABÁ / MT - CEP 78048 446

pr.fernandes2009@hotmail.com

A Igreja do Evangelho Quadrangular existe para glorificar a Deus e promover o crescimento do Seu reino.

SOBRE NÓS

© 2018 por Igreja do Evangelho Quadrangular CPA III. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page